Foto: Divulgação
O vereador comunista do B Werner Rempel já havia dado conta dessa sua admiração e apreço político em várias ocasiões, inclusive pessoalmente ao colunista. Não, eles não concordam. E até são opostos, ideologicamente, como mesmo os corredores mais faladores do Palacete da Vale Machado sabem.
Dito isto, é fato que se pode definir como no mínimo alinhado o trabalho de Rempel, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do parlamento municipal, e do relator da Lei Orçamentária para 2024, o pepista Pablo Pacheco.
Como fontes do escriba revelam, o presidente tem sido o “caxias” que cobra, inclusive por e-mail e mensagens de WhatsApp, os colegas e suas assessorias, para que façam, em tempo adequado e dentro do cronograma fixado, por exemplo, as correções de eventuais inconsistências nas emendas impositivas.
Já Pacheco, por sua vez, com seu time no gabinete, tem sido o revisor final e geral de quase todas as 400 emendas apresentadas. O saldo é que, na comparação com anos passados, o azeitamento da relação político-administrativa entre os dois edis surtiu efeito e rendeu fartos elogios junto à Assessoria Técnica do Legislativo: prazos respeitados e menos (re)trabalho.
Observação: a foto que ilustra esta nota é bastante esclarecedora do conteúdo. Mostra os dois parlamentares atuando em conjunto, na audiência pública que debateu a proposta de orçamento. A atividade contou também com a presença da secretária municipal de Finanças, Michele Antonello.
LUNETA
Novidades
Isso, certamente, acontecerá com os demais partidos, quando eles começarem a anunciar suas nominatas para a Câmara de Vereadores, na disputa de 2024. Mas o fato objetivo do momento é que a Federação Brasil da Esperança, composta por três siglas, PT, PC do B e PV, a primeira a anunciar concorrentes ao legislativo, apresenta várias novidades, e até algumas surpresas, entre os 22 integrantes do grupo.
Novidades II
Não há quem tenha deixado de até se espantar com alguns dos nomes da relação de petistas que concorrem à Câmara. Um é o roqueiro mais conhecido da cidade, Pyllla Kroth. Outro é o ex-quase eterno presidente do PT, Sidinei Cardoso Pereira. Também fazem parte das novidades o jornalista Fabricio Vargas, que também circula no meio nativista, e a advogada que atua em causas das mulheres, Renata Quartiero.
Orelhas quentes
Teria rendido, por parte do Centro Administrativo Municipal, um belo “puxão de orelha” para a bancada governista na Câmara, pela falta de uma pronta e rápida resposta ao discurso crítico, ainda em sessão ocorrida na semana passada, feito pelo vereador Pablo Pacheco (Progressistas) em relação à concessão do subsídio de R$ 10,5 milhões às empresas do transporte público urbano de Santa Maria.
Orelhas quentes III
O relato é que teria “ficado ruim” o fato de todos os vereadores governistas somente assistirem ao edil pepista elevar o tom ao dizer que a prefeitura fere todos os princípios da administração pública ao agir de “forma inoperante, ineficiente, imoral e ilegal” ao não realizar licitação do transporte público, “prometida desde 2017” pela gestão municipal e cobrada, desde 2016, pelo Tribunal de Contas.
Para fechar!
É possível encontrar tão disposta quanto (afinal, é a única já formada), mas mais afinada e presente que a dobradinha Valdeci Oliveira/José Farret é difícil. O deputado, por exemplo, só nesta semana, fez dois bate-voltas Santa Maria-Porto Alegre, em honra à pré-campanha. E foram, os dois, presença na noite em que a Federação Brasil da Esperança lançou a sua pré-lista de candidatos à vereança.